top of page

Últimos dias de inscrições para o 20º FIM, que premiará duas obras audiovisuais amapaenses

  • Foto do escritor: Mary Paes
    Mary Paes
  • 27 de set.
  • 2 min de leitura


Foto da Mostra na Muralha da Fortaleza de São José de Macapá, uma das mostras de maior destaque do FIM | Divulgação
Foto da Mostra na Muralha da Fortaleza de São José de Macapá, uma das mostras de maior destaque do FIM | Divulgação

Inscrições seguem abertas até 30 de setembro. Prêmio Gengibirra de Audiovisual vai contemplar, este ano, as categorias Documentário e Ficção


O Festival Imagem Movimento (FIM) chega à sua 20ª edição, consolidando-se como uma das mais importantes janelas do audiovisual independente da Região Norte. Em 2025, com o mote “20 anos de cinema na Amazônia”, o festival dedica especial atenção ao cinema amapaense, com a realização do Prêmio Gengibirra de Audiovisual — iniciativa pioneira no reconhecimento da produção local desde 2015.


Este ano, o prêmio que leva o nome de um dos patrimônios imateriais do estado, terá duas categorias distintas, contemplando uma obra de documentário e uma ficção. Cada vencedor receberá R$ 2.000 (Dois mil reais), e um troféu de filme destaque, reforçando o compromisso do festival em fortalecer e valorizar a produção audiovisual do estado.



As inscrições são gratuitas e estão abertas desde 4 de agosto e seguem até 30 de setembro, contemplando obras realizadas entre 2022 e 2025, de qualquer gênero. São aceitas inscrições de curtas, médias e longas-metragens.


Entre os trabalhos já reconhecidos pelo FIM estão produções como Encantes – história de Laranjal do Maracá, de Cassandra Oliveira; o videoclipe Macapá Quebrada, da Máfia Nortista; Cartas sobre o nosso lugar: mulheres do Vila Nova, de Rayane Penha; De domingo a domingo, de Marcus Oliveira; o videoclipe Madalena, de Fábio Ramos; a animação Solitude, de Tami Martins; e Pisca Pisca, de direção coletiva.


Com duas décadas de existência, o Festival Imagem Movimento reafirma seu papel na difusão, circulação e reconhecimento do audiovisual independente, projetando o cinema amapaense.


O FIM é realizado com recursos da Lei de Política Nacional Aldir Blanc, Governo Federal, por meio dos editais SECULT/AP Edital PNAB nº 001/2024 e FUMCULT/AP Edital PNAB nº 04/2024.


SERVIÇO:


Últimos dias de inscrições para o FIM - Prêmio Gengibirra de Audiovisual


Inscrições: Até 30 de setembro


Mais informações: @festivalfim


Fotos: Arquivo FIM


Atendimento à imprensa: Mary Paes (96)99179-4950

Comentários


WhatsApp Image 2025-03-23 at 11.12.17.jpeg

Mary Paes

É jornalista, escritora e poeta. Trabalha na área da Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008. Atuante no jornalismo digital,  e com maior ênfase na assessoria de imprensa no estado do Amapá.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2035 por Rodrigo Aquiles. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page